Metodologias Pedagógicas

Aprendizagem Baseada em Projetos

É uma metodologia ativa onde os estudantes aprendem por meio de projetos, que os motivam a aplicar os conhecimentos em situações reais.

Aprendizagem Baseada em Problemas

É uma metodologia pedagógica centrada no estudante que desafia os estudantes a resolver problemas reais e complexos.

Estudos de Casos

É utilizado para ensinar habilidades para a tomada de decisão e situações reais ou fictícias, inspiradas em cenários práticos, para promover a aprendizagem ativa dos estudantes.

Sala de Aula Invertida

É um modelo de aprendizagem em que os estudantes exploram novos conteúdos antes das aulas, e utilizam o tempo em sala de aula para atividades práticas e resolução de problemas.

Gamificação

É uma metodologia de aprendizagem que utiliza elementos dos jogos, como pontos, desafios e recompensas, promovendo a motivação e desenvolvimento de competências.

Aprendizagem Colaborativa

É uma metodologia em que os estudantes trabalham em grupo para atingir objetivos comuns, partilhando conhecimentos e experiências.

Design Thinking

Processo iterativo de descoberta, ideação, prototipagem e teste para resolver problemas de forma criativa.

Aprendizagem Experiencial

Baseia-se na prática e reflexão, permitindo que os estudantes aprendam a partir da experiência direta.

Aprendizagem Baseada em Inquérito

Os estudantes investigam questões e problemas, formulam hipóteses e experimentam soluções.

Storytelling e Narrativas Digitais

Utiliza histórias para ensinar conceitos e envolver os estudantes.

Aprendizagem Adaptativa

Usa tecnologia para personalizar o ensino com base nas necessidades individuais do estudante.

Realidade Aumentada e Realidade Virtual

Permite experiências imersivas e interativas para simulação de cenários e conceitos.

Ensino entre Pares

Os estudantes ensinam e aprendem entre si, consolidando o conhecimento.

Aprendizagem Baseada em Papéis

Simulação de situações reais, permitindo que os estudantes assumam diferentes papéis.

Aprendizagem Baseada em Competências

Foca-se no desenvolvimento de competências práticas e aplicáveis.

Aprendizagem Baseada em Jogos

Utilização de jogos educativos para ensinar conceitos de forma lúdica.

Dramatização

Os estudantes são convidados a interpretarem cenas históricas, processos ou cenários relacionados ao conteúdo programático.

Pesquisa de campo

Pesquisas de campo são práticas excelentes para possibilitar que o ensino, o envolvimento e a prática do pensamento analítico aconteçam fora do ambiente da sala de aula.

Seminários e discussões

Foca-se no desenvolvimento de competências de argumentação.

Expositiva ativa

Combina exposição teórica com momentos de interação ativa, garantindo maior envolvimento dos alunos.