É uma metodologia ativa onde os estudantes aprendem por meio de projetos, que os motivam a aplicar os conhecimentos em situações reais.
Aprendizagem Baseada em Problemas
É uma metodologia pedagógica centrada no estudante que desafia os estudantes a resolver problemas reais e complexos.
Estudos de Casos
É utilizado para ensinar habilidades para a tomada de decisão e situações reais ou fictícias, inspiradas em cenários práticos, para promover a aprendizagem ativa dos estudantes.
Sala de Aula Invertida
É um modelo de aprendizagem em que os estudantes exploram novos conteúdos antes das aulas, e utilizam o tempo em sala de aula para atividades práticas e resolução de problemas.
Gamificação
É uma metodologia de aprendizagem que utiliza elementos dos jogos, como pontos, desafios e recompensas, promovendo a motivação e desenvolvimento de competências.
Aprendizagem Colaborativa
É uma metodologia em que os estudantes trabalham em grupo para atingir objetivos comuns, partilhando conhecimentos e experiências.
Design Thinking
Processo iterativo de descoberta, ideação, prototipagem e teste para resolver problemas de forma criativa.
Aprendizagem Experiencial
Baseia-se na prática e reflexão, permitindo que os estudantes aprendam a partir da experiência direta.
Aprendizagem Baseada em Inquérito
Os estudantes investigam questões e problemas, formulam hipóteses e experimentam soluções.
Storytelling e Narrativas Digitais
Utiliza histórias para ensinar conceitos e envolver os estudantes.
Aprendizagem Adaptativa
Usa tecnologia para personalizar o ensino com base nas necessidades individuais do estudante.
Realidade Aumentada e Realidade Virtual
Permite experiências imersivas e interativas para simulação de cenários e conceitos.
Ensino entre Pares
Os estudantes ensinam e aprendem entre si, consolidando o conhecimento.
Aprendizagem Baseada em Papéis
Simulação de situações reais, permitindo que os estudantes assumam diferentes papéis.
Aprendizagem Baseada em Competências
Foca-se no desenvolvimento de competências práticas e aplicáveis.
Aprendizagem Baseada em Jogos
Utilização de jogos educativos para ensinar conceitos de forma lúdica.
Dramatização
Os estudantes são convidados a interpretarem cenas históricas, processos ou cenários relacionados ao conteúdo programático.
Pesquisa de campo
Pesquisas de campo são práticas excelentes para possibilitar que o ensino, o envolvimento e a prática do pensamento analítico aconteçam fora do ambiente da sala de aula.
Seminários e discussões
Foca-se no desenvolvimento de competências de argumentação.
Expositiva ativa
Combina exposição teórica com momentos de interação ativa, garantindo maior envolvimento dos alunos.