A utilização de simuladores virtuais permite aos docentes enriquecer as práticas pedagógicas, oferecendo métodos de ensino mais dinâmicos e interativos. Com estas ferramentas, os docentes conseguem apresentar conteúdos complexos de forma visual e prática, o que facilita a compreensão por parte dos estudantes.
Este tipo de ferramenta digital é amplamente utilizado em diversas áreas, como as ciências físicas e químicas, engenharia, medicina, economia e gestão. Os simuladores permitem que os estudantes interajam com situações e cenários que podem ser difíceis de reproduzir num ambiente físico, oferecendo-lhes uma oportunidade de consolidar o conhecimento teórico de forma prática.
Os simuladores permitem que os estudantes manipulem variáveis e observem, em tempo real, o seu impacto.
Muitas destas ferramentas são desenhadas para imitar cenários do mundo real, incluindo condições ambientais, físicas ou até de mercado, dependendo da área.
Estas ferramentas estão, geralmente, acessíveis através de plataformas digitais. Muitos simuladores são otimizados para serem utilizados em diferentes dispositivos, facilitando assim o acesso remoto.
Os simuladores virtuais oferecem feedback em tempo real, permitindo ao aluno corrigir erros e aperfeiçoar o processo de aprendizagem.
Muitos simuladores permitem ajustes de dificuldade e complexidade, tornando-se úteis tanto para iniciantes como para utilizadores mais avançados.
Oferecem experiências que complementam o conhecimento teórico, permitindo que os estudantes pratiquem e aprofundem o que aprendem em aula.
Ajudam a desenvolver competências práticas essenciais, como a tomada de decisão, resolução de problemas e análise crítica.
Em áreas como a química ou a medicina, o uso de simuladores elimina a necessidade de equipamentos caros e reduz riscos associados à experimentação.
O uso de tecnologias interativas resulta geralmente num maior envolvimento e motivação dos estudantes, facilitando, assim, uma aprendizagem mais ativa e independente.
Estas ferramentas geralmente são utilizadas a partir de um navegador da web, portanto, a sua utilização depende da existência de uma conexão à internet.
Alguns simuladores, especialmente os mais especializados, podem envolver custos elevados de licenciamento ou desenvolvimento.
Alguns simuladores podem ter uma interface complexa, exigindo tempo adicional para que os estudantes aprendam a utilizá-los de forma eficaz.