Estas ferramentas permitem ao docente criar apresentações interativas e dinâmicas, permitindo assim uma interação entre os docentes e os estudantes durante as aulas. Entre os vários Questionários e Ferramentas de Engagement existentes, destacamos os seguintes: Mentimetter, kahoot, Slido, Quizizz, Quizlet e o GoogleForm. Com estas ferramentas os docentes podem incluir nas suas apresentações quizzs, questionários, perguntas abertas ou nuvens de palavras. Os estudantes, por sua vez, podem interagir com o conteúdo em tempo real utilizando os seus próprios dispositivos, como smartphones, tablets ou computadores. Dado que não é necessária a instalação do software, estas ferramentas são extremamente user-friendly, tanto para o estudante como para o docente.
estas ferramentas foram projetadas para aumentar a interatividade durante as apresentações. Os estudantes podem responder a perguntas ou questionários em tempo real, o que torna a sessão mais dinâmica e participativa.
Estas plataformas, regra geral, são fáceis de utilizar e são bastante interativas, tanto para estudantes como para docentes. Não existe a necessidade de instalação do software. A ferramenta é utilizada a partir de um navegador da web.
Estas ferramentas oferecem, regra geral, uma ampla gama de tipo de perguntas, incluindo questões de escolha múltipla, perguntas abertas, escalas de classificação, nuvens de palavras, entre outros, o que permite que os docentes escolham o tipo de interação que melhor se adapte às suas necessidades.
As ferramentas fornecem análises em tempo real, permitindo que os docentes visualizem instantaneamente os resultados e possam discutir os mesmos e/ou realizar ajustes às suas apresentações
Os estudantes podem aceder a estas ferramentas a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, facilitando a inclusão de todos, independentemente da sua localização.
Ao permitir que os estudantes interajam ativamente com o conteúdo, estas ferramentas ajudam a que se mantenham engajados e interessados na apresentação.
Estas ferramentas permitem que tanto docentes como estudantes obtenham feedback instantâneo, o que permite, por exemplo, ajustar os conteúdos que estão a ser lecionados.
Estas ferramentas promovem a participação ativa e a colaboração, incentivando todos os estudantes a contribuírem com as suas opiniões e ideias.
As ferramentas são utilizadas a partir de um navegador da web, portanto, depende da existência de uma conexão à internet, em locais onde esta conexão é instável o seu uso pode ser comprometido.
Embora estas plataformas ofereçam uma versão gratuita, a sua utilização é, na maioria dos casos, limitada em termos de funcionalidade, como por exemplo o número de slides interativos que podem ser utilizados ou o número de participantes que poderá responder aos questionários.
Apesar destas plataformas serem relativamente fáceis de utilizar é necessário despender algum tempo para que o docente se possa familiarizar com todas as funcionalidades disponíveis.
Unidade Curricular: Contactologia I
Docente: Clara Pérez
Foram utilizados os seguintes Questionários e Ferramentas de Engagement: Kahoot e Quizlet. A utilização destas ferramentas teve como objetivos: o envolvimento e engajamento dos estudantes, o reforço das aprendizagens de conceitos chave, e a avaliação da compreensão dos conteúdos de forma interativa e divertida. Estudantes do 2.º ano da Unidade Curricular de Contactologia I da Licenciatura em Ótica e Optometria.
Em cada aula, no final do tópico lecionado é realizado um quiz interativo onde os estudantes podem participar ativamente respondendo a perguntas em tempo real. Isso não apenas ajuda a rever o conteúdo lecionado, mas também cria um ambiente competitivo saudável que motiva os estudantes.
Os desafios incluem a necessidade de acesso a dispositivos eletrónicos por parte de todos os estudantes, o que nem sempre é possível. Além disso, é necessário tempo extra para preparar os quizzes e garantir que o conteúdo seja relevante e atualizado.
Os benefícios da utilização destas ferramentas incluem: maior engajamento dos estudantes, melhor retenção de informações devido ao formato interativo, desenvolvimento de habilidades de pensamento rápido e resolução de problemas, além de promover uma atmosfera de aprendizado colaborativo e competitivo.
Esta metodologia foi refletida na avaliação através da incorporação das pontuações obtidas nos quizzes como parte da nota final dos alunos. Isso incentivou a participação contínua e o estudo regular dos conteúdos abordados.
Os resultados foram muito positivos, com aumento significativo no engajamento e desempenho dos alunos. A utilização destas ferramentas mostrou-se eficaz na revisão de conteúdos e na motivação dos estudantes. Recomendo a implementação de ferramentas digitais interativas em outras disciplinas, sempre considerando a acessibilidade para todos os estudantes.
Unidade Curricular: Ciências da Terra e da Vida (1.º ano, 1.º semestre, Licenciatura em Educação Básica)
Docente: Marina Reis
A ferramenta de engagement utilizada foi o Mentimeter. Esta ferramenta foi utilizada com os seguintes objetivos: promover o envolvimento e a participação ativa dos estudantes; avaliar, em tempo real, a compreensão dos conteúdos lecionados; ajustar os conteúdos a lecionar. Esta ferramenta foi utilizada com os estudantes do 1.º ano da Unidade Curricular de Ciências da Terra e da Vida (1.º ano, 1.º semestre, Licenciatura em Educação Básica).
No início de cada aula, é realizado um questionário por forma a avaliar se os conteúdos lecionados na aula anterior foram apreendidos. Desta forma, é possível realizar uma revisão dos conteúdos lecionados na aula anterior, esclarecer eventuais dúvidas e ajustar, de forma mais eficaz, os conteúdos a lecionar.
Principais desafios da implementação desta ferramenta: necessidade de garantir que todos os estudantes tenham acesso a um dispositivo eletrónico durante as aulas e o tempo utilizado na preparação dos questionários. É ainda importante referir que a versão gratuita desta ferramenta limita o número de participantes que podem responder ao questionário, o que pode inviabilizar a sua utilização no caso de turmas grandes.
Os benefícios da utilização destas ferramentas incluem: maior envolvimento dos estudantes nas atividades da aula, possibilidade de resolução de problemas e pensamento crítico, possibilidade dos estudantes identificarem e compreender melhor as suas dúvidas.
Esta ferramenta não foi utilizada para a avaliação da UC.
“Serão utilizadas diferentes ferramentas digitais, tais como, simuladores de química e física, questionários e ferramentas de engagement que permitam envolver o estudante na atividade da aula, Fóruns e Vídeos.”
A utilização desta ferramenta permite dinamizar as aulas e estimular a aprendizagem, permitindo aos estudantes consolidarem o conhecimento adquirido e identificarem as suas dúvidas. Esta ferramenta permite ainda ao docente realizar uma revisão dos conteúdos lecionados, esclarecer eventuais dúvidas e ajustar, de forma mais eficaz, os conteúdos a lecionar.
Unidade Curricular: Dinâmicas Físico-Energéticas da Terra, Física II, Introdução à Mecânica e Eletricidade
Docente: Fernando Jorge Costa
O objetivo é estimular a participação dos alunos através do debate entre cada sequência de perguntas.
A ferramenta foi utilizada em contexto de aula, no fim de cada capítulo.
O elevado tempo consumido na preparação do Kahoot.
Clarificação e consolidação dos temas estudados.
Esta ferramenta não foi utilizada para a avaliação da UC.
A utilização de ferramentas digitais que estimulem a aprendizagem e confiram maior dinâmica às aulas constituem uma mais-valia para os alunos, pois consolidam o conhecimento e garantem o sucesso na unidade curricular. O conhecimento fica mesmo após a aprovação na UC. A preparação dos conteúdos pode ser morosa mas compensa pelos resultados obtidos.