Pedagogia e IA no Ensino Superior

Pedagogia e IA no Ensino Superior

No contexto atual de rápida evolução tecnológica, a Inteligência Artificial (IA) emerge como uma ferramenta revolucionária no ensino superior. Este curso visa capacitar docentes para integrar a IA de maneira ética e eficiente nas suas práticas pedagógicas. Através de uma abordagem prática e interativa, os participantes explorarão conceitos fundamentais da IA, as suas aplicações educativas, e os novos desafios que a tecnologia traz para o processo de ensino-aprendizagem.

início

29 abril 2025

Regime

B-learning

ECTS

03

Duração

20 horas

Vagas

40

Objetivos

Competências a Desenvolver

Os participantes, no final desta formação, devem ser capazes:

Conteúdos

MÓDULO
CONTEÚDOS PRINCIPAIS
HORAS DE CONTACTO
SEMANA
Introdução à Inteligência Artificial e o seu Impacto no Ensino Superior
Conceitos fundamentais de IA Impacto na educação superior
Sessões Síncronas - 1h30
Sessões Assíncronas - 2h30
29 de abril a 5 de maio
Aula Síncrona: 5 de maio (segunda-feira) – 16:30 às 18:00
6 a 15 de maio
Aula Síncrona: 15 de maio (segunda-feira) – 16:30 às 18:00
Ética e Direitos de Autoria
Princípios éticos na aplicação da IA Direitos de autoria
Sessões Síncronas - 1h00
Sessões Assíncronas - 3h00
13 a 19 de maio
Aula Síncrona: 19 de maio (segunda-feira) – 16:30 às 18:00
Ferramentas de IA e Utilização da IA
Exploração de ferramentas de IA para ensino e aprendizagem. Casos Práticos
Sessão Híbrida - 3h00
Sessões Assíncronas - 1h00
20 a 26 de maio
Aula Presencial: 26 de maio (segunda-feira) - 15:00 às 18:00*
Avaliação na era IA
Novos modelos de avaliação Uso da IA em feedback automatizado Casos Práticos.
Sessões Síncronas - 2h00
Sessões Assíncronas - 2h00
27 de maio a 2 de junho
Aula Síncrona: 2 de junho (segunda-feira) – 16:30 às 18:00
Relatório reflexivo (opcional)
-
-
Entrega até 16 de junho

Metodologia

A metodologia proposta para lecionar a microcredencial de 20 horas em formato blended learning é a Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom). Nesta abordagem, os participantes estudam previamente conteúdos teóricos de forma assíncrona por meio de vídeos, leituras, fóruns de discussão e quizzes interativos, permitindo que o tempo síncrono (online e presencial) seja dedicado a atividades práticas, discussões colaborativas e aplicação de conceitos. As sessões síncronas online focam na partilha de experiência do orador e atividades relacionadas à temática, enquanto as 3 horas presenciais são destinadas a workshop intensivo e prático guiado com ferramentas de IA. Esta metodologia promove autonomia, o envolvimento e uma aplicação mais eficaz da aprendizagem. No final da formação, o participante poderá entregar um relatório reflexivo sobre a implementação/integração da IA na sua prática pedagógica, demonstrando a transferibilidade da Microcredencial para o seu processo de docência.

Avaliação

No final do programa formativo será emitido um certificado de frequência. Os docentes interessados podem realizar uma reflexão, cujo aproveitamento (aprovado/ não aprovado) permitirá a obtenção de um certificado de realização da formação que confere os ECTS indicados.

Coordenador e Formador

Nuno Ricardo Oliveira

ISEC Lisboa
nuno.oliveira@iseclisboa.pt

Formadores

Nuno Rodrigues

ISLA GAIA

Patrícia Pacheco

ISEC Lisboa

Convidados

Célio Marques

IPTomar
Tema: Introdução à Inteligência Artificial e o seu Impacto no Ensino Superior

Patrícia Rosado Pinto

Presidente do CNIPES
Tema: Novas Competências dos Estudantes na Era da IA

Equipa Técnica

Ricardo Valério

Técnico de Multimédia
ISEC Lisboa

Susana Teixeira

Web Designer
ISEC Lisboa

Teresa Manso

Estagiária do IPSantarém

No âmbito do Projeto CECAM – Centro de Excelência e Inovação Pedagógica em Cinema e Artes dos Media.