Pedagogia e IA no Ensino Superior

Pedagogia e IA no Ensino Superior

No contexto atual de rápida evolução tecnológica, a Inteligência Artificial (IA) emerge como uma ferramenta revolucionária no ensino superior. Este curso visa capacitar docentes para integrar a IA de maneira ética e eficiente nas suas práticas pedagógicas. Através de uma abordagem prática e interativa, os participantes explorarão conceitos fundamentais da IA, as suas aplicações educativas, e os novos desafios que a tecnologia traz para o processo de ensino-aprendizagem.

início

29 abril 2025

Regime

B-learning

ECTS

03

Duração

20 horas

Vagas

40

Objetivos

Competências a Desenvolver

Os participantes, no final desta formação, devem ser capazes:

Conteúdos

MÓDULO
CONTEÚDOS PRINCIPAIS
HORAS DE CONTACTO
SEMANA
Introdução à Inteligência Artificial e o seu Impacto no Ensino Superior
Conceitos fundamentais de IA Impacto na educação superior
Sessões Síncronas - 1h30
Sessões Assíncronas - 2h30
29 de abril a 5 de maio
Aula Síncrona: 5 de maio (segunda-feira) – 17:00 às 18:30
As novas competências do professor e do estudante na era do IA
Desenvolvimento de competências e estratégias dos docentes e identificação das novas competências dos estudantes
Sessões Síncronas - 1h30
Sessões Assíncronas - 2h30
6 a 15 de maio
Aula Síncrona e Presencial (ISEC Lisboa): 15 de maio (quinta-feira) – 16:30 às 18:00
Ética e Direitos de Autoria
Princípios éticos na aplicação da IA Direitos de autoria
Sessões Síncronas - 1h00
Sessões Assíncronas - 3h00
13 a 19 de maio
Aula Síncrona: 19 de maio (segunda-feira) – 17:30 às 18:30
Ferramentas de IA e Utilização da IA
Exploração de ferramentas de IA para ensino e aprendizagem. Casos Práticos
Sessão Híbrida - 3h00
Sessões Assíncronas - 1h00
20 a 26 de maio
Aula Síncrona e Presencial (ISEC Lisboa): 26 de maio (segunda-feira) - 15:00 às 18:00
Avaliação na era IA
Novos modelos de avaliação Uso da IA em feedback automatizado. Casos Práticos.
Sessões Síncronas - 2h00
Sessões Assíncronas - 2h00
27 de maio a 2 de junho
Aula Síncrona e Presencial (ISLA Gaia): 29 de maio (quinta-feira) – 15:00 às 18:00
Aula Síncrona: 2 de junho (segunda-feira) – 16:30 às 18:00
Relatório reflexivo (opcional)
-
-
Entrega até 16 de junho

Metodologia

A metodologia proposta para lecionar a microcredencial de 20 horas em formato blended learning é a Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom). Nesta abordagem, os participantes estudam previamente conteúdos teóricos de forma assíncrona por meio de vídeos, leituras, fóruns de discussão e quizzes interativos, permitindo que o tempo síncrono (online e presencial) seja dedicado a atividades práticas, discussões colaborativas e aplicação de conceitos. As sessões síncronas online focam na partilha de experiência do orador e atividades relacionadas à temática, enquanto as 3 horas presenciais são destinadas a workshop intensivo e prático guiado com ferramentas de IA. Esta metodologia promove autonomia, o envolvimento e uma aplicação mais eficaz da aprendizagem. No final da formação, o participante poderá entregar um relatório reflexivo sobre a implementação/integração da IA na sua prática pedagógica, demonstrando a transferibilidade da Microcredencial para o seu processo de docência.

Avaliação

No final do programa formativo será emitido um certificado de frequência. Os docentes interessados podem realizar uma reflexão, cujo aproveitamento (aprovado/ não aprovado) permitirá a obtenção de um certificado de realização da formação que confere os ECTS indicados.

Coordenador e Formador

Nuno Ricardo Oliveira

ISEC Lisboa
nuno.oliveira@iseclisboa.pt

Formadores

Nuno Rodrigues

ISLA GAIA

Patrícia Pacheco

ISEC Lisboa

Convidados

Célio Marques

IPTomar
Tema: Introdução à Inteligência Artificial e o seu Impacto no Ensino Superior

Patrícia Rosado Pinto

Presidente do CNIPES
Tema: Novas Competências dos Estudantes na Era da IA

Milton de Sousa

Nova SBE
Tema: Ética e Direitos de Autoria

Cláudia Correia Barata

Universidade Lusófona
Tema: Ferramentas de IA e Utilização da IA

André F. Costa

Professor | Formador | Consultor
Tema: Ferramentas de IA e Utilização da IA

Isabel Fialho

Universidade de Évora
Tema: Avaliação na e para a aprendizagem na era da IA

Equipa Técnica

Ricardo Valério

Técnico de Multimédia
ISEC Lisboa

Susana Teixeira

Web Designer
ISEC Lisboa

Teresa Manso

Estagiária do IPSantarém

O projeto “CECAM – Centro de Excelência de Inovação Pedagógica em Cinema e Artes dos Media”, responde à submedida “Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior – Criação de centros de excelência de inovação pedagógica”, no âmbito do “Investimento RE- C06-i07 | Impulso Mais Digital 04/C06-i07/2023”. O projeto é levado a cabo por um consórcio das seguintes seis instituições de ensino superior: Universidade Lusófona (UL); ISEC Lisboa – Instituto Superior de Educação e Ciências; Instituto Politécnico da Lusofonia (IPLuso); ISLA Gaia – Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia; ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes; e ESAP – Escola Artística do Porto.