Educação para o futuro: Inovação e Inclusão em Contextos Pedagógicos

Educação para o futuro: Inovação e Inclusão em Contextos Pedagógicos

Esta microcredencial capacita os docentes para enfrentar os desafios da educação contemporânea, promovendo práticas mais inovadoras, inclusivas, criativas e transdisciplinares. Através da exploração de temas como inclusão e diferenciação pedagógica, comunicação pedagógica eficaz, elaboração de materiais adaptados, utilização criativa de espaços físicos e virtuais e processos criativos para a interdisciplinaridade, os participantes desenvolverão competências essenciais para responder às necessidades dos estudantes e dos contextos educativos do presente e do futuro.

início

18 junho 2025

Regime

B-learning

ECTS

03

Duração

20 horas

Vagas

40

Objetivos

Competências a Desenvolver

Esta microcredencial visa capacitar os participantes para enfrentar os desafios da educação contemporânea, promovendo práticas mais inovadoras, inclusivas, criativas e transdisciplinares que respondam às necessidades específicas dos estudantes e dos contextos educativos do presente e do futuro.

Conteúdos

MÓDULO
CONTEÚDOS PRINCIPAIS
HORAS DE CONTACTO
SEMANA
Inclusão e Diferenciação Pedagógica
Conceitos de inclusão e diversidade na educação. Estratégias de diferenciação pedagógica para responder às necessidades de todos os estudantes. Casos práticos de inclusão em contextos educativos diversos.
Sessões Síncronas - 1h30
Sessões Assíncronas - 2h30
18 de junho a 23 de junho
Aula Síncrona: 23 de junho (segunda-feira) – 16:30 às 18:00
24 de junho a 30 de junho
Aula Síncrona: 30 de junho (segunda-feira) – 16:30 às 18:00
Elaboração de Materiais Pedagógica
Princípios da área das artes e multimédia para a criação de materiais pedagógicos diversificados e inovadores. Ferramentas digitais e analógicas para a produção de recursos educativos. Elaboração e adaptação de materiais para diferentes contextos e públicos-alvo. Exemplo práticos de alguns materiais pedagógicos.
Sessão Híbrida - 4h00
Sessões Assíncronas - 2h00
1 de julho a 7 de julho
Aula Síncrona: 7 de julho (segunda-feira) – 14:00 às 18:00
Utilização “Criativa” dos Espaços Físicos e Virtuais
Reinventar/reorganizar os espaços físicos como ambientes de aprendizagem ativa. Exploração de plataformas virtuais e ferramentas digitais para a criação de experiências de aprendizagem imersivas. Integração de espaços físicos e virtuais para promover o trabalho colaborativo e o processo criativo.
Sessões Síncronas - 1h00
Sessões Assíncronas - 1h00
8 de julho a 14 de julho
Aula Síncrona: 14 de julho (segunda-feira) – 16:30 às 18:00
Processos Criativos para a Processos Criativos para a Interdisciplinaridade
Abordagens criativas para integrar diferentes disciplinas em projetos educativos. Metodologias ativas que promovam a colaboração e a resolução de problemas. Desenvolvimento de projetos transdisciplinares com foco na inovação e inclusão. Casos práticos.
Sessões Síncronas - 2h00
Sessões Assíncronas - 2h00
15 de julho a 21 de julho
Aula Síncrona: 21 de julho (segunda-feira) – 16:30 às 18:00
Relatório reflexivo (opcional)
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Entrega até 31 de julho

Metodologia

A metodologia proposta para lecionar a microcredencial de 20 horas em formato blended learning é a Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom). Nessa abordagem, os participantes estudam previamente conteúdos teóricos de forma assíncrona por meio de vídeos, leituras, fóruns de discussão e quizzes interativos, permitindo que o tempo síncrono (online e presencial) seja dedicado a atividades práticas, discussões colaborativas e aplicação de conceitos. As sessões síncronas online focam na resolução de dúvidas, enquanto as 4 horas presenciais são destinadas a workshops para a elaboração de materiais pedagógicos e aplicação de conceitos criativos para a interdisciplinaridade. Essa metodologia promove autonomia, o envolvimento e uma aplicação mais eficaz da aprendizagem. No final da formação, o participante poderá entregar um relatório reflexivo sobre a inovação e inclusão nas práticas pedagógicas.

Avaliação

No final do programa formativo será emitido um certificado de frequência. Os docentes interessados podem realizar um trabalho, cujo aproveitamento (aprovado/ não aprovado) permitirá a obtenção de um certificado de realização da formação que confere os ECTS indicados.

Coordenador e Formador

Nuno Ricardo Oliveira

ISEC Lisboa
nuno.oliveira@iseclisboa.pt

Formadores

Marco Ferreira

ISEC Lisboa

Henrique Muga

ESAP

Convidados

Equipa Técnica

Ricado Valério

Técnico de Multimédia
ISEC Lisboa

Susana Teixeira

Web Designer
ISEC Lisboa

Teresa Manso

Estagiária do IPSantarém

No âmbito do Projeto CECAM – Centro de Excelência e Inovação Pedagógica em Cinema e Artes dos Media.