Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL)

O que é Aprendizagem Baseada em Problemas?

A Aprendizagem Baseada em Problemas ou Problem-Based Learning (PBL) é uma metodologia pedagógica centrada no estudante que desafia os estudantes a resolver problemas reais e complexos. Com esta metodologia os estudantes são os principais agentes do seu processo de aprendizagem, sendo responsáveis por identificar o que precisam de aprender para resolver o problema proposto.

Esta metodologia é descrita como uma aprendizagem que resulta do processo de trabalhar em direção à compreensão ou resolução de um problema. O problema serve como foco ou estímulo para a sua resolução, bem como para a procura de informação e conhecimento científico, necessários para compreender os mecanismos responsáveis pelo problema e para a sua resolução. Os problemas devem ser cuidadosamente escolhidos para estimular o raciocínio crítico, a investigação e a colaboração entre estudantes e de modo que possam ser atingidos os objetivos de aprendizagem definidos na Ficha de Unidade Curricular (FUC).

  • Metodologia Centrada no Estudante

    O estudante é o centro do processo de aprendizagem, trabalhando em equipa para solucionar problemas complexos.

  • Utilização de Projetos Reais

    A aprendizagem é desencadeada por problemas reais ou cenários práticos, que são frequentemente abertos e complexos, refletindo situações que os estudantes podem encontrar no mundo profissional.

  • Aprendizagem Colaborativa

    Com esta metodologia os estudantes trabalham em pequenos grupos para resolver problemas reais ou desafios, sob a orientação de um tutor. Esta colaboração entre os estudantes permite a troca de ideias, discussão e apoio mútuo, o que enriquece o processo de aprendizagem.

  • Professor como um Orientador/Facilitador

    O docente assume o papel de facilitador de aprendizagens, definindo a estrutura e a duração da atividade, orientando os estudantes ao longo da resolução do problema, ajudando-os a refletirem sobre as suas aprendizagens. Apesar de esta metodologia apelar para o desenvolvimento da autonomia do estudante, o docente deve, sempre que necessário: (i) intervir no processo de aprendizagem do estudante; (ii) realizar pequenas exposições; (iii) monitorizar e avaliar os estudantes; (iv) colocar questões adicionais; (v) monitorizar debates e (vi) colocar novos tópicos de discussão.

A metodologia PBL segue um processo estruturado, frequentemente dividido em 7 passos:

  1. Apresentação do Problema: O problema é apresentado aos estudantes, despertando o interesse e a curiosidade.
  2. Definição do Problema: Os estudantes trabalham em equipa para definir o problema, identificando as principais questões a serem exploradas.
  3. Recolha de Informação: Os estudantes pesquisam e recolhem informações relevantes para a resolução do problema, utilizando recursos diversos.
  4. Análise e Interpretação da Informação: Os estudantes analisam e interpretam a informação recolhida, organizando as ideias e construindo argumentos.
  5. Proposta de Solução: As equipas desenvolvem soluções criativas e inovadoras para o problema, baseando-se na análise e na interpretação da informação.
  6.  Apresentação e Discussão: As soluções são apresentadas e discutidas em grupo, permitindo a troca de ideias e a aprendizagem mútua.
  7. Reflexão e Avaliação: Os estudantes refletem sobre o processo de aprendizagem, avaliando o seu desempenho e as suas aprendizagens.

A metodologia PBL permite aos estudantes desenvolverem competências essenciais, tais como:

A implementação desta metodologia apresenta alguns desafios, tanto para estudantes quanto para os docentes. Dos diferentes desafios, destacamos os seguintes:

  • Planeamento e gestão de tempo

    Esta metodologia exige mais tempo de dedicação por parte dos estudantes e dos professores. A estrutura, a duração da atividade, as diferentes etapas, os recursos a utilizar bem como a metodologia de avaliação têm de ser definidos com clareza por forma a garantir um percurso de aprendizagem eficaz.

  • Criação/seleção de problemas relevantes e desafiantes

    Os problemas devem ser desafiantes e reais, por forma a estimular o interesse dos estudantes e a promover o pensamento crítico, a procura do conhecimento científico e o raciocínio lógico. A escolha de problemas relevantes e adequados ao nível de conhecimento dos estudantes pode ser um desafio.

  • Avaliação e feedback

    A utilização desta metodologia poderá impor a utilização de métodos e critérios diferentes dos tradicionais, exigindo uma maior complexidade no processo de avaliação, como a autoavaliação, a avaliação por pares e a realização de apresentações. Por outro lado, o feedback útil e contínuo pode também ser bastante desafiador, dado o carácter dinâmico e colaborativo desta metodologia.

  • Gestão de diferentes grupos de estudantes e de dinâmicas de grupo

    Esta metodologia deve ser ajustada para atender à diversidade de estilos de aprendizagem e necessidades individuais, o que poderá exigir abordagens personalizadas. Por outro lado, será ainda necessário gerir a dinâmica de grupo por forma a garantir a contribuição equitativa de todos os membros e um ambiente de aprendizagem eficaz e produtivo.