Educação para o futuro: Inovação e Inclusão em Contextos Pedagógicos

Educação para o futuro: Inovação e Inclusão em Contextos Pedagógicos

Esta microcredencial capacita os docentes para enfrentar os desafios da educação contemporânea, promovendo práticas mais inovadoras, inclusivas, criativas e transdisciplinares. Através da exploração de temas como inclusão e diferenciação pedagógica, comunicação pedagógica eficaz, elaboração de materiais adaptados, utilização criativa de espaços físicos e virtuais e processos criativos para a interdisciplinaridade, os participantes desenvolverão competências essenciais para responder às necessidades dos estudantes e dos contextos educativos do presente e do futuro.

início

18 junho 2025

Regime

B-learning

ECTS

03

Duração

20 horas

Vagas

40

Objetivos

Competências a Desenvolver

Esta microcredencial visa capacitar os participantes para enfrentar os desafios da educação contemporânea, promovendo práticas mais inovadoras, inclusivas, criativas e transdisciplinares que respondam às necessidades específicas dos estudantes e dos contextos educativos do presente e do futuro.

Conteúdos

MÓDULO
CONTEÚDOS PRINCIPAIS
HORAS DE CONTACTO
SEMANA
Inclusão e Diferenciação Pedagógica
Conceitos de diversidade, equidade e inclusão (DEI) no Ensino Superior. Diferenciação pedagógica - metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem. Casos práticos de inclusão em contextos educativos diversos.
Sessões Síncronas - 1h30
Sessões Assíncronas - 2h30
18 de junho a 23 de junho
Aula Síncrona: 23 de junho (segunda-feira) – 17:00 às 18:30
Comunicação Pedagógica
Princípios da comunicação eficaz em contextos educativos. Estratégias para promover a interação e o envolvimento dos estudantes.
Sessões Síncronas - 1h30
Sessões Assíncronas - 2h30
24 de junho a 30 de junho
Aula Síncrona: 30 de junho (segunda-feira) – 17:00 às 18:30
Elaboração de Materiais Pedagógica
Princípios da multimédia na criação de materiais pedagógicos diversificados e inovadores. Ferramentas digitais e analógicas para a produção de recursos educativos. Elaboração e adaptação de materiais para diferentes contextos e públicos-alvo. Uso de ferramentas digitais para facilitar a comunicação em ambientes virtuais e presenciais. Exemplos práticos de materiais pedagógicos e sua aplicação.
Sessão Presencial - 3h00
Sessões Assíncronas - 2h00
1 de julho a 8 de julho
Aula Presencial: 8 de julho (segunda-feira) – 15:00 às 18:00
Utilização “Criativa” dos Espaços Físicos e Virtuais
Reinventar e reorganizar os espaços físicos como ambientes de aprendizagem ativa. Exploração de plataformas virtuais e ferramentas digitais para experiências de aprendizagem imersivas. Integração de espaços físicos e virtuais para promover colaboração e processos criativos.
Sessão Presencial - 1h30
Sessões Assíncronas - 2h30
8 de julho a 14 de julho
Aula Presencial: 14 de julho (segunda-feira) – 17:00 às 18:30
Processos Criativos para a Interdisciplinaridade
Abordagens criativas para integrar diferentes disciplinas em projetos educativos. Metodologias ativas que promovam a colaboração e a resolução de problemas. Desenvolvimento de projetos transdisciplinares com foco na inovação e inclusão. Casos práticos.
Sessões Síncronas - 1h30
Sessões Assíncronas - 2h30
15 de julho a 21 de julho
Aula Síncrona: 21 de julho (segunda-feira) – 17:00 às 18:30
Relatório reflexivo (opcional)
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Entrega até 31 de julho

Metodologia

A metodologia proposta para lecionar a microcredencial de 20 horas em formato blended learning é a Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom). Nessa abordagem, os participantes estudam previamente conteúdos teóricos de forma assíncrona por meio de vídeos, leituras, fóruns de discussão e quizzes interativos, permitindo que o tempo síncrono (online e presencial) seja dedicado a atividades práticas, discussões colaborativas e aplicação de conceitos. As sessões síncronas online focam na resolução de dúvidas, enquanto as 4 horas presenciais são destinadas a workshops para a elaboração de materiais pedagógicos e aplicação de conceitos criativos para a interdisciplinaridade. Essa metodologia promove autonomia, o envolvimento e uma aplicação mais eficaz da aprendizagem. No final da formação, o participante poderá entregar um relatório reflexivo sobre a inovação e inclusão nas práticas pedagógicas.

Avaliação

No final do programa formativo será emitido um certificado de frequência. Os docentes interessados podem realizar um trabalho, cujo aproveitamento (aprovado/ não aprovado) permitirá a obtenção de um certificado de realização da formação que confere os ECTS indicados.

Coordenador e Formador

Nuno Ricardo Oliveira

ISEC Lisboa
nuno.oliveira@iseclisboa.pt

Formadores

Marco Ferreira

ISEC Lisboa

Henrique Muga

ESAP

Convidados

Manuel Firmino Torres

FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Tema: Comunicação Pedagógica

Equipa Técnica

Ricado Valério

Técnico de Multimédia
ISEC Lisboa

Susana Teixeira

Web Designer
ISEC Lisboa

Teresa Manso

Estagiária do IPSantarém

O projeto “CECAM – Centro de Excelência de Inovação Pedagógica em Cinema e Artes dos Media”, responde à submedida “Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior – Criação de centros de excelência de inovação pedagógica”, no âmbito do “Investimento RE- C06-i07 | Impulso Mais Digital 04/C06-i07/2023”. O projeto é levado a cabo por um consórcio das seguintes seis instituições de ensino superior: Universidade Lusófona (UL); ISEC Lisboa – Instituto Superior de Educação e Ciências; Instituto Politécnico da Lusofonia (IPLuso); ISLA Gaia – Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia; ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes; e ESAP – Escola Artística do Porto.